Para receber actualizações do blogue:

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

MOTORES DE BUSCA PARA DIAPOSITIVOS, DOCUMENTOS, PDF

Slideshare é uma comunidade para partilha de diapositivos, documentos e PDF, que se podem carregar e descarregar (neste caso com autorização do autor). Aqui encontram-se materiais úteis para todas as disciplinas com os mais diversos assuntos.
A inscrição é gratuita.

authorStream: sítio para partilhar PowerPoint - carregar e descarregar (após inscrição gratuita), e ainda com outras funcionalidades.
Os mais variados temas para as disciplinas, e não só.

 Scribd é uma plataforma de partilha de documentos (formatos PDF, PPT, RTF, XLS, ODF, ODG além de arquivos do Word e Texto simples). Os documentos podem ser livros electrónicos, trabalhos de pesquisa, páginas da web e/ou apresentações de slides.
O Scribd permite um conjunto diversificado de opções de gestão dos documentos partilhados, nomeadamente:
- a criação de colecções de documentos,
- visibilidade do documento pública / privada;
- conversão do formato de upload noutros formatos de download;
- comentários dos visitantes ao documento;
- licença de (re)utilização segundo o modelo Creative Commons.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

DIRECTÓRIO DE SÍTIOS PORTUGUESES

Sites + úteis é um directório de sites portugueses que disponibilizam informações e serviços úteis aos cibernautas de Portugal.
Os motores de busca ou directórios comuns (como o Sapo, o Clix, o Aeiou, etc.) indexam todo o tipo de sites, o que leva a que, na prática, nem sempre seja fácil encontrar aqueles que são, de facto, os sites com a melhor informação e os melhores conteúdos. Aqui, são apresentados apenas os considerados como sendo os verdadeiros sites de referência no nosso país, segundo os seguintes critérios:
•Ser um site português
•Estar escrito em português
•Ter conteúdos originais, úteis, interessantes e gratuitos
•Ter, preferencialmente, domínio próprio
•Estar claramente identificado com os contactos do seu autor

REDE SOCIAL DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS

Livemocha oferece uma combinação única de aprendizagem online de idiomas e prática com falantes nativos que não se consegue ter com CD-ROMs ou escolas de línguas.
Para fazer parte do Livemocha é necessário criar um registo e a partir daí adicionar novos amigos de todo o mundo, falantes das línguas que se querem aprender.
Existem vário níveis de aprendizagem.
Grande parte das actividades são gratuitas (é possível comprar vários cursos).
Livemocha é dirigido a maiores de 13 anos.
Há uma versão em Português do Brasil.

WOLFRAM ALPHA (Um motor de busca do conhecimento em Inglês)


Wolfram Alpha não é um motor de busca como o Google ou o Bing.
Wolfram Alpha introduz uma nova maneira de alcançar o conhecimento e resposta a várias questões.
Wolfram Alpha numa só página apresenta uma série de factos, não sendo necessário procurá-los em vários sítios da Web. 
Wolfram Alpha tem uma base de conhecimentos ainda em expansão e que aborda dúzias de assuntos: história, geografia, comida, medicina, dinheiro, meteorologia, música, transportes, tecnologia...

AS MULHERES NA ARTE

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

CIÊNCIAHOJE (Jornal de Ciência)




Cão mais inteligente do mundo reconhece mais de mil palavras

Chaser teve treino intensivo ao longo de três anos

Chaser associa 1022 brinquedos aos seus nomesChaser é a fêmea “border collie” com o título de cão mais inteligente do mundo, depois de ao longo de três anos ter aprendido a reconhecer mais de mil brinquedos e os nomes de cada um deles. Esta cadela de seis anos, segundo um artigo publicado na revista “Behavioural Processes”, é capaz de classificar os objectos de acordo com a sua função e tamanho, algo que as crianças aprendem aos três anos de idade.
O animal segue assim os passos do cão Rico, que foi treinado no Instituto Max Planck, na Alemanha, tinha um vocabulário de 200 palavras, podendo identificar novos objectos num grupo por um processo de eliminação.
Para descobrir se havia um limite para o número de palavras que um “border collie” poderia aprender, os psicólogos Alliston Reid e John Pilley, da Faculdade Wofford, na Carolina do Sul, iniciaram um programa de treino intensivo com Chaser.
Durante três anos, ensinaram-lhe os nomes de 1022 brinquedos, através de testes em que a faziam ir buscar os objectos, repetindo os seus nomes para reforçar a associação.
Segundo Alliston Reid, a cadela completou 838 destes testes ao longo de três anos e nunca acertou menos de 18 em 20 tentativas. Chaser também foi ensinada a classificar os objectos nomeados, completar tarefas, como tocar o brinquedo com o nariz ou com a pata, e conseguia ainda inferir o nome de um novo objecto a partir de um conjunto de outros semelhantes.
"Apesar da minha experiência, os resultados são simplesmente demasiado bons", disse Ádám Miklósi , fundador do “Family Dog Project”, na Universidade Eötvös Loránd, na Hungria, acrescentando que outros cães executam tarefas semelhantes, mas normalmente cometem mais erros, pelo que esta “proeza” se pode dever à formação intensiva dada a Chaser.